Apresentações das congadas

Apresentações das congadas

Foram realizadas as 04 apresentações das congadas previstas dentro do projeto ao longo de 2018: sendo 2 na cidade de Socorro,  e duas fora dela.

2 apresentações em Socorro

Primeira apresentação da congada dentro do projeto no domingo dia 4 de fevereiro 2018.

 

A primeira apresentação da congada em Socorro dentro do projeto foi realizada no dia 4 de fevereiro 2018, entre 18h e 20h, com um cortejo pela cidade compreendendo a realização da « Embaixada », que corresponde à parte coreografada do cortejo, quando os congos azuis duelam contra os congos vermelhos, simulando a luta do bem contra o mal. No final dessa luta « todos fazem as pazes e comem na mesma mesa », como indicava o Mestre Moisés Franco (in memoriam).

 

A segunda apresentação aconteceu no dia 19 de abril 2018 entre 19h30 e 21h30 no Museu Municipal de Socorro na abertura da exposição prevista dentro do projeto.

2 apresentações fora de Socorro

As duas apresentações fora da cidade foram realizadas em Aparecida do Norte e em São Luiz do Paraitinga.

Em Aparecida ela aconteceu no dia 7 de abril 2018 durante o grande encontro nacional de congadas, que acontece todo ano no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

 

A Congada em frente a igreja de São Benedito de Aparecida do Norte depois do cortejo pelas ruas da cidade, no Encontro anual de Congadas 2018.
…chegando no Santuário.

Encontro da Congada de Socorro com outras congadas e moçambiques, Catupés, etc, presentes nas festividades.

A segunda apresentação fora de Socorro, em São Luiz do Paraitinga no dia 20 de maio 2018, foi realizada durante a tradicional Festa do Divino Espirito Santo daquela cidade.

Apresentação da congada dentro do projeto em São Luiz do Paraitinga no 20 de maio 2018 durante a Festa do Divino Espirito Santo.