Oficinas

 

As oficinas dentro do projeto “Congadas: cortejo de cores e devoção” aconteceram na Estação Socorro, antiga rodoviária. Essa atividade foi desenvolvida pela artista plástica Rosângela Politano, que ministrou oficinas de arte naïf.

Rosângela, conduz ha vários anos um importante projeto de fomento à arte naïf, trata-se do “Cor-Ação” através do qual segundo ela, as pessoas são despertadas para a arte.

Foram 4 oficinas de arte naïf onde ela levou os participantes a produzir desenhos, obras em acrílica sobre tela e outras em cerâmica, todas inspiradas pela congada. Essas obras participarão da grande exposição, que abre dia 19 de abril no Museu Municipal em homenagem às nossas congadas, que são consideradas patrimônio imaterial de Socorro.

Mesmo quem não se inscreveu com antecedência, pôde participar das oficinas sem limite de idade ou de escolaridade. Foi um momento único para descobrir um pouco mais sobre a arte naïf e as nossas congadas. e aprender algumas dicas de como criar, utilizando as diferentes técnicas, que foram empregadas nas oficinas.

Marinilda B. Boulay, coordenadora do “Congadas: cortejo de cores e devoção”, fala sobre elas “As oficinas foram uma oportunidade de contato com a estética naïf e o universo das artes plásticas. Elas foram abertas não apenas para quem vai participar da exposição do projeto, mas para todas as pessoas que gostam dessa linguagem.” Sempre às 18H as 4 oficinas aconteceram na Estação Socorro, do dia 15 ao 18 de janeiro 2018.

Entre os dias 6 e 9 de fevereiro aconteceram as contações de história da congada na Biblioteca Municipal e em abril abre a exposição, que leva o nome do projeto no Museu Municipal. Todas as atividades são gratuitas.

Confira a programação do projeto “Congadas: cortejo de cores e devoção e participe:

15 a 18/ 01 – Oficinas de arte naïf por Rosângela Politano na Estação Socorro sempre a partir de 18h.

06 a 09/02 – Contações de história por Marinilda B. Boulay na Biblioteca Municipal 

19/04 a 19/05 Exposição no Museu Municipal 

As inscrições podem ser feitas pelo telefone com WP:  19 9 99 17 62 17.

Esse projeto, além de ser realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Programa de Ação Cultural- ProAC 2017, conta também com o apoio institucional da associação e editora ITC- Instituto Totem Cultural, Totem Musicais, Prefeitura Municipal de Socorro através das Secretarias Municipais de Cultura e a de Turismo, Projeto Cor-Ação, ComuPC, Comtur, Biblioteca Municipal, e Museu Municipal.

Oficina do dia 15/01/2018

 

Oficina do dia 16/01/2018

 

Oficina do dia 17/01/2018

 

Oficina do dia 18/01/2018