Contação de História

 

A realização de Contações de histórias da congada para o público infanto-juvenil é fundamental para assegurar a transmissão do sentido da congada entre gerações, e promover sua continuidade .

2019

Foram realizadas 4 oficinas de contação de história da  congada  na zona urbana da cidade de Socorro-SP com diferentes classes da Escola Municipal Coronel Olimpio Gonçalves do Reis, entre os dias 8 e 10 de maio 2019.

Foram realizadas 4 outras oficinas  de contação de história da  congada na zona rural da cidade de Socorro-SP para diferentes classes da Escola Municipal Professora Leonor Arioli Bertolete, uma após a outra no dia 22 de maio de 2019, no período da manhã entre 7H e 12H.

Outras oficinas foram ministradas no contexto da exposição em torno das congadas no Museu Municipal de Socorro ao longo do mês de agosto 2019.

 

2018

Realização das contações de história da congada dentro do projeto “Cortejo de cores e devoção com as congadas” em 2018:

Contação no dia 6 de fevereiro em presença da artista e bonequeira Vânia Cardoso e o Rei da Congada Roberto Mucciacito

Dentro da programação do projeto deveriam ser realizadas 4 contações de história,  entre os dias 6 e 9 de fevereiro  na Biblioteca Municipal de Socorro. Dada a grande demanda das crianças e das escolas foram finalmente realizadas 7 contações. Durante essa atividade interpretada por Marinilda Bertolete Boulay, os participantes puderam conhecer de maneira lúdica um pouco mais sobre nossas congadas, mas também produzir obras que serão expostas na Mostra que vai acontecer no Museu Municipal a partir do dia 19 de abril.

Além desses trabalhos, diversos artistas da nossa cidade e de fora dela estão produzindo pinturas especialmente para essa exposição. Marinilda coordenadora do projeto afirma: “Penso que vai ser uma homenagem muito bonita e merecida, pois a congada faz parte do nosso patrimônio imaterial, e cabe a nos valoriza-la”.

 

Contação no dia 6 de fevereiro 2018 com a presença da Escola Municipal Coronel Olimpio G. dos Reis

 

A Contação ficou por conta de Marinilda Bertolete Boulay com a presença do Rei da Congada, Roberto Mucciacito, Mestre Pedro Cezar, a artista e bonequeira Vânia Cardoso
A Rainha da Congada Dona Neusa e a congueira D. Antonia.
A lenda do arco-iris contada por Marinilda soube reter a atenção das crianças.

Contação no dia 7 de fevereiro 2018 com a presença da Escola Viverde pela manhã e da Escola M. Prof. Beatriz D. de Lima no periodo da tarde.

 

Contação no dia 8 de fevereiro 2018 com a presença da Escola M. Prof. Beatriz D. de Lima pela manhã e da Escola Municipal Coronel Olimpio G. dos Reis no periodo da tarde.

 

 

Contação no dia 9 de fevereiro 2018 com a presença das Escolas Municipais do Campo pela manhã e da Escola Estadual Narcido Pieroni no período da tarde.